Ano Novo, só se você o fizer.
Ano Novo, Vida Nova. Será?
Final do ano temos a sensação de fechamento de ciclos, de recomeço, de novas oportunidades. Claro que é só uma sensação, pois o Ano Novo não é o mesmo para todas as culturas e nem corresponde exatamente ao ano astrofísico. Se o tempo é contínuo, então por que queremos esse momento de recomeçar?
Os desafios da vida são muitos, as pessoas podem se sentir sobrecarregadas, desesperançosas. Um ritual para renovar a energia mental, analisar o passado e planejar o futuro pode trazer um alento, um novo fôlego para as situações desafiadoras que temos que enfrentar. E podemos tirar ensinamentos vantajosos do Ano Novo.
Um grande ensinamento é que tudo passa. Situações boas ou ruins não são estáticas em nossa vida, elas passam. Aproveitar os momentos bons e se preparar para os não tão bons assim é um aprendizado que o final de ano pode nos trazer para a vida toda.
Analisar o passado pode nos ajudar a reajustar nossos esforços. O passado é uma fotografia, podemos olhar e refletir o que aconteceu, o por quê aconteceu e se eu quero ou não que situações semelhantes ocorram novamente em minha vida. Pense sobre o que deu certo, o que deu errado, quem esteve ao seu lado. Lições valiosas sobre você, seus sonhos, sua personalidade e sobre seus vínculos sociais podem ser extraídas dessa reflexão.
A última reflexão de hoje é saber olhar para o futuro. Não temos como adivinhar o futuro, não é possível viver só pensando nele, contudo não podemos esquecer que o futuro se constrói hoje. Isso mesmo, hoje, nesse momento em que está lendo. Se, analisando meu passado, sei o que quero para mim e o que pretendo construir de positivo em minha vida, preciso agir conscientemente para essa construção. Planejar seus próximos passos para construir o futuro que deseja é a oportunidade que o Ano Novo lhe dá. Aproveite com sabedoria. E Feliz Ano Novo!